Seu momento de dar um UP na carreira chegou!
Confira abaixo os módulos para este MBA e alguns dos tópicos que serão abordados em cada um deles:
01) Modelagem 4D da Obra voltado para o Processo Construtivo
Princípios e conceitos do Building Information Modeling (BIM); Funcionalidades e operação das ferramentas básicas do software Navisworks Manage; Planejamento de escopo, definição de pacotes e criação de EAP a partir de anteprojeto.
02) Planejamento de Obra com MS-Project
Fases do desenvolvimento de um projeto baseado no MS-Project; Interface do MS-Project com softwares BIM (Naviswork manage); Gabaritos para identificação de projetos; Tipos e características de calendários; Elaboração dos calendários do projeto: calendário de atividade, calendário de recurso e do projeto.
03) Gestão Operacional do Canteiro e Cadeia de Suprimentos
Compatibilização do canteiro com a logística da obra; Definição e dimensionamento dos ambientes conforme NR-18; Aspectos ambientais que interferem no planejamento do canteiro; Modularização de canteiros.
04) Engenharia de Custos com foco na Gestão de Obras
Formação de preços; Custos diretos e indiretos; Contribuições do BIM na composição de custos diretos; Quantitativos levantados com auxílio do BIM; Levantamento
e preparação dos serviços; Princípios para elaboração das composições analíticas
de custo; Custos básicos de mão de obra, equipamentos e materiais.
05) Gestão de Contratos na Construção Civil
Definição do escopo; Tipos de contratos; Integração do contrato com o edital; Integração do contrato com a obra; Levantamento dos riscos; Itens básicos de um
contrato; Requisitos legais.
06) Boas Práticas para Execução de Fundações
Fundações profundas; Fundações superficiais; Obras de contenção; Detalhes construtivos; Logística do canteiro; Interação com a superestrutura; Imprevistos executivos; Detalhes construtivos conforme NBR 6.122.
07) Boas Práticas para Execução de Estruturas de Concreto
Requisitos técnicos na fase de concepção/projetos; Exigências de normas NBR 6.118,
NBR 12.655, NBR 14.931 e correlatas; Requisitos de durabilidade conforme NBR
15.575; Sistemas de formas e escoramentos.
08) Boas Práticas para Execução de Estruturas Metálicas
Comparativo com estruturas de concreto; Concepção de projeto; Estrutura para galpão; Procedimentos para a construção de edificações; Detalhes construtivos; Interação com os sistemas construtivos (fundação, vedação, instalações, etc.).
09) Ferramentas para Gestão da Qualidade
Princípios estatísticos da qualidade; Ferramentas estatísticas da qualidade segundo NBR 10.017; Uso de ferramentas da qualidade para atender requisitos do PBQP-H; Planejamento de experimentos para a garantia da qualidade.
10) Tecnologias Construtivas para Execução de Vedações
Principais tipos de vedações para construção civil; Principais características de alvenarias de blocos cerâmicos e de concreto; Detalhes de projeto e execução de alvenarias de blocos cerâmicos, segundo NBR-8545.
11) Práticas voltadas para Construção Enxuta (Lean Construction)
Sistema Toyota de Produção; Base conceitual (mudanças de paradigmas); Fundamentos do lean thinking; Enfoque nos princípios da construção enxuta: estudo dos desperdícios, redução das atividades que não agregam valor, redução da variabilidade e tempo de ciclo, etc.
12) Aplicação da Gestão de Projetos na Construção Civil
Formas de gerenciamento de obras; Princípios de gestão de projetos; Conceitos e fundamentos de gestão de projetos segundo PMI - PMBoK; Áreas de gestão de projetos; Fundamentos de gestão do tempo e custo em obras.
13) Tecnologias Construtivas para Execução de Revestimentos
Principais tipos de revestimento: vantagens e desvantagens técnicas e operacionais; Pastas e argamassas com aglomerantes a base de cimento, cal e gesso; Preparo e aplicação das pastas e argamassas; Controle tecnológico das pastas e argamassas.
14) Desempenho das Construções com foco na Durabilidade
Durabilidade e Vida útil das edificações conforme premissas da NBR 15.575; Principais patologias em estruturas de concreto; Principais patologias em alvenarias; Principais patologias em revestimentos.
15) Práticas de Gestão Ambiental na Construção
As normas de Sistemas de Gestão da ISO Série 14000; Modelo de um SGA segundo as normas ISO 14000 – Elementos; Requisitos da ISO 14001; Requisitos Gerais; Política Ambiental; Planejamento da Gestão Ambiental integrada à obra; Principais requisitos para certificação LEED.
16) Implantação de Sistemas de Impermeabilização
Análise e requisitos de permeabilidade em materiais de construção; Patologias típi cas decorrente de infiltrações (causas e consequências); Recomendações de projeto e arquitetura para minimizar infiltrações; Requisitos de estanqueidade da Norma de Desempenho NBR 15.575.
17) Boas Práticas de Instalações Prediais
Atendimento aos requisitos da Norma de instalações elétricas - NBR 5410; Atendimento aos requisitos da Norma de cabeamento estruturado - NBR 16264; Atendimento aos requisitos da Norma de instalação predial de água fria - NBR 5526.
18) Práticas de Gestão da Qualidade aplicadas à Obras
Requisitos da NBR ISO 9001 aplicado na Construção Civil; Estrutura para gerenciamento da qualidade; Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade; Gestão de Processos e Procedimentos.
Primeiro e único curso do mercado a tratar das práticas e metodologias voltadas para as principais fases de gestão de um empreendimento
Pós-graduação abrangente com carga horária compacta de 432 horas-aula realizada de forma rápida em 12 meses, pois cada disciplina possui 24 horas-aula e 12 horas-aula com atividades extraclasse, portanto, também mais economica
Todos os professores com sólida formação (maioria Mestres e Doutores), aliado com a grande experiência de mercado
Curso propõe uma visão sistêmica e estratégica da obra para que o especialista esteja focado na racionalização de processos e ganhos com produtividade e qualidade de empreendimentos da construção civil
Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP e em Estruturas Metálicas.
Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2000; Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito máximo da CAPES) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo; Atuou na gestão da área pericial e atualmente Superintendente de Engenharia do Ministério Público de Goiás. Consultor em estruturas de concreto pela SBS Consultoria em Engenharia (10 anos); Consultor em gestão de riscos (6 anos); Perito em obras civis (8 anos); Engenharia de barragens por Furnas Centrais Elétricas (8 anos).
Portadores de diplomas de cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas correlatas, interessados em ampliar o campo de conhecimento e habilitação profissional sobre gestão na construção civil
Empreendedores, gestores e coordenadores que desejam aliar competências técnicas e gerenciais em empreendimentos imobiliários sob o enfoque de otimização de seus processos
Superintendências, secretarias e órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis, por meio da concepção integrada do planejamento, execução e controle de projetos